Festival Oceano

04 de fevereiro

das 10 horas até o pôr do sol

Informações Sobre

O Festival

A Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Década do Oceano, foi declarada pelas Nações Unidas em 2017 e será realizada entre 2021 e 2030.
A partir dessa declaração, está havendo uma construção em todo o mundo para garantir que seja cumprida essa missão, que busca, antes de tudo, a implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Com vistas a esse norteamento, o Instituto Santos Lixo Zero, com o patrocínio do Santos Port Authority e apoio da Prefeitura de Santos, através da SEMAM e SECULT, realiza o Festival Oceano, dentro das festividades do 4º Festival Porto-Cidade, quando se comemora os 131 anos do Porto de Santos, ainda mais por entender que a cidade e a região da Baixada Santista tem nesse ecossistema um respeito muito grande e precisa fortalecer a gestão, tanto dos oceanos como das zonas costeiras em benefício da humanidade.

Além de destacar a interface do binômio ciência/política, o Festival pretende ser multi-cultural, com muita educação ambiental, shows de músicas, teatro, participação dos órgãos ambientais da região e com toda a comunidade. Entendem os organizadores que é uma forma de criar consciência sobre a defesa desse bem maior, concorrendo para eliminar as agressões que o oceano tem sofrido, por falta de informações.

Nos vários palcos, tendas e espaços da Ponta da Praia, próximo ao Aquário Municipal, as atividades vão acontecer, seguindo o cronograma:

Atrações
Oceano

A importância dos oceanos no planeta

De todos os espaços que existem no planeta, os oceanos ocupam 70% e, não por acaso, as águas oceânicas representam um papel enorme na existência de milhões de espécies de seres vivos. Outro fator de destaque é que são grandes produtores de oxigênio, pelas suas microalgas e por regularem a temperatura do planeta. A discussão, cada vez maior, nos fóruns de debates ambientais, sobre o cenário climático, passa pela preservação das águas oceânicas, pelo que interferem na dinâmica da atmosfera, contribuindo para o equilíbrio natural do planeta.

Pelos estudos científicos, os oceanos são capazes de absorver 90% do calor do planeta e recolher 30% do dióxido de carbono. Apesar desses dados, ainda não há um reconhecimento de grande parte da humanidade pelos valores que agregam. Mas é preciso que haja um alerta pelo respeito e conservação, como forma de sobrevivência da espécie humana e dos seres vivos do mundo.

Ainda sobre a interligação do oceano com a humanidade, destacam-se outros bens, além do alimento (fonte de proteína), como medicamentos, recursos vivos e não vivos, criação de empregos, todos ítens contribuindo para a economia dos países, além da segurança nacional de seus limites e de propiciar meios de transporte de mercadorias pelos navios, gerando divisas de riquezas.

Oceanos:Preservá-lo significa salvar nossas próprias vidas

O Festival Oceano faz um convite para que todos façam um mergulho nas águas desse ecossistema, para que, como num batismo, sejam perdoados pelos pecados que vêm sendo praticados contra ele. Mais do que isso, para que abracem a causa da limpeza, da despoluição, através de práticas e de conscientização, como bem preconiza o Instituto Santos Lixo Zero. Os oceanos não são latas de lixo nem depósito de detritos, pois o que vem acontecendo é uma mortandade de animais marinhos, devido a corpos estranhos levados ao mar, como plásticos, principalmente, mas muitos outros objetos que alteram a qualidade desse santuário biológico. É uma boa proposta para que, em uníssono, façamos uma corrente do bem, cujo resultado será revertido a toda a humanidade.

O Festival

Galeria

All
 
ver mais
Patrocinadores
Apoio