Expectativa para a 1ª ESCOLA LIXO ZERO DO ESTADO

Santos está em vias de ter a primeira Escola Lixo Zero do Estado de São Paulo. É a UME Leonor Mendes de Barros, que desde março deste ano de 2022 passou a contar com o projeto idealizado pelo Instituto Santos Lixo Zero, com 240 crianças de 3 a 6 anos de idade e ainda 60 profissionais, sendo 40 professores.

Esta semana teremos a auditoria de certificação do Instituto Lixo Zero Brasil, que irá verificar se a Escola atinge os objetivos e a meta de destinar corretamente mais de 90% de seus resíduos.

No dia 12 de dezembro/22, espera-se celebrar o feito, e a expectativa é boa: na última gravimetria, constatou-se que a escola chegou a 97,6%, evitando a formação de mais de 1 Ton de CO2eq. Isso é resultado de muita educação ambiental, da separação e destinação correta dos recicláveis, compostáveis, óleo de cozinha, tampinhas, esponjas velhas e eletroeletrônicos, onde cada item passou a ter um destino que gera renda, economia e proteção do meio ambiente.

Pelo lado da educação, toda a comunidade teve a orientação semanal de duas educadoras ambientais – Camila Machado Alvarenga e Juciara Gomes Oliveira, além da diretora da unidade, Márcia Calçada e coordenadora pedagógica, Rosana Modesto Salvador.

De agosto ao início de dezembro, já foram compostadas 2 toneladas de orgânicos na escola, que em poucos meses viram adubo para a horta escolar, gerando educação ambiental prática e aplicada à circularidade da natureza.

As famílias dos alunos também participam e se tornam multiplicadoras do processo. Segundo a diretora, Márcia Calçada, esses nove meses do projeto se reverteram em uma gestação de boas práticas ambientais e nas mudanças visíveis em todos os espaços da unidade, graças à conscientização com relação ao que se consome e como se encaminha. A UME Leonor já tinha algumas práticas ambientais, através do Grêmio Voz e Ação, mas foi uma transição visível, a partir da implantação do projeto, pela apresentação dos objetivos e conhecimento técnico. Outra mudança que ela destaca é que a Escola ficou visivelmente menos poluída, com a eliminação de latas de lixo, com os resíduos sendo organizados em locais apropriados e sinalizados, de fácil visualização para as crianças.

Segundo o presidente do Instituto Santos Lixo Zero e coordenador do projeto, André Tomé, a certificação deve vir e a UME Leonor será a 2ª Escola Lixo Zero do Brasil. E ele destaca que o projeto conta com o patrocínio da Santos Port Authority e com a parceria da Secretaria de Educação de Santos, esperando que outros apoios do poder público e empresas venham levar esse exemplo para outras escolas e organizações.

Eunice Tomé – Diretoria de Comunicação do Instituto SLZ

WhatsApp 13 991468001

Veja as fotos:

Compartilhar

Outros posts

Sem categoria

1ª Escola Lixo Zero da Baixada Santista

Pioneiro na região, projeto será implantado até novembro na UME Leonor Mendes de Barros pelo Instituto Santos Lixo Zero. A educação ambiental começa na infância, com

Oferecemos Consultoria Lixo Zero em organizações interessadas em marketing e responsabilidade socioambiental.