DEFENSORES DAS FLORESTAS

Faz tempo que os ecologistas e ambientalistas vêm trabalhando com intensa preocupação contra as agressões que estão sofrendo nossas áreas verdes, em especial as florestas.

Depois de várias intervenções, inclusive de pedidos de exoneração do Ministro do Meio Ambiente, foram constatados estudos que mostraram o aumento do desmatamento na Amazônia. Com esses dados e a pressão, o governo federal decretou a proibição de queimadas em todo o Brasil por 120 dias, a partir de ontem (16), com medidas paliativas e controversas, deixando muitas arestas.

Hoje, 17 de julho, comemora-se o Dia do Protetor de Florestas, também conhecido como “Curupira”, uma figura lendária do nosso folclore, que representava o defensor das florestas contra a depredação do homem, no que se refere ao desmatamento e à caça de animais. Fora essa lenda, tivemos outros protetores de nossas florestas, como Chico Mendes, que defendia também os indígenas, morto em 1988; e a missionária Dorothy Stang, que lutava contra os madeireiros, grileiros e fazendeiros e, por isso, morta em 2005.

Essas são as figuras emblemáticas da história da defesa do ecossistema, mas os organismos ambientais e idealistas de diversas ONGS lutam incessantemente para a preservação do planeta e o desenvolvimento sustentável, tendo as áreas verdes como suas bandeiras.

O dia de hoje não deve ser confundido com o Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março, data instituída em 2012, pela Organização das Nações Unidas. Ambas, porém, visam o mesmo objetivo, só que em âmbitos deferentes.

Para marcar essa importante data de hoje, o instituto Santos Lixo Zero realiza uma Live com o Prof. Dr. Diego Armando Silva da Silva, engenheiro Florestal, doutor em Ciências Florestais e tendo como área de atuação o manejo florestal comunitário na Amazônia. A apresentação será feita por Mayumi A. Miyazato, representante do Santos Lixo Zero.
Vamos reforçar essa luta. A defesa dos ecossistemas florestais não pode acabar.

Autora:

Eunice Tomé
Jornalista, escritora e membro da Associação Santos Lixo Zero.

 

Compartilhar

Outros posts

Sem categoria

1ª Escola Lixo Zero da Baixada Santista

Pioneiro na região, projeto será implantado até novembro na UME Leonor Mendes de Barros pelo Instituto Santos Lixo Zero. A educação ambiental começa na infância, com

Oferecemos Consultoria Lixo Zero em organizações interessadas em marketing e responsabilidade socioambiental.