Dia da Educação Ambiental

Dia da Educação Ambiental


Educação é extensão e transmissão de conhecimentos, de vivências e experiências. É agregar ao outro novas visões, novas informações e questões relevantes, novos parâmetros e referências. Educar é permitir a abertura de mais mundos interiores, além de dados e estatísticas reais. Ambiente significa os arredores de onde vivemos, o que nos circunda, as circunstâncias e condições que nos permeiam.


A educação ambiental, começou a ganhar relevância em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), onde se discutiu a necessidade da inserção da dimensão ambiental na educação. Essa ferramenta é utilizada para integrar educando e educador em seus contextos de vida.


Além disso, a educação ambiental é responsável por buscar, em conjunto, as raízes dos problemas, pesquisar e descobrir como surgem e se perpetuam os desastres ambientais que temos vivenciado. Para isso, é necessário analisar como se encontra essa extensão de nós, como a tratamos e como podemos olhá-la com mais cuidado. Ou seja, educar é apresentar informações e ações para que o indivíduo assimile, absorva e reaja de forma responsável. Neste contexto, cada um precisa se sentir corresponsável pelo que materializa aqui, seja em pensamentos ou atitudes.


Nada é mais educativo do que vivenciar experiências em conjunto com o meio, isto é observar e analisar o ambiente de dentro para fora e de fora para dentro. Cabe, aqui, portanto, nos questionarmos sobre como anda o nosso ambiente. De fato, toda a poluição sonora, a poluição visual, as cores escuras, os lixos jogados nas calçadas, a pressa dos passos, a falta de abraços, estão provocando o que nas pessoas? Será que o nosso ambiente não está precisando de mais cuidado e atenção? Como nós, agentes do ambiente, podemos contribuir para uma mudança positiva, para que tenhamos um ambiente mais leve, limpo e sustentável? É importante analisar os ambientes e questionar aquilo que não respeita a nossa natureza. E no âmbito interno, como andam seus pensamentos? O que isso reflete nas suas ações?

Você se reconhece como corresponsável pelos problemas ambientais?
Podemos começar a educação ambiental pelas nossas próprias ações em respeito ao nosso ambiente.

Reusando e reparando o que já temos, reciclando os resíduos que geramos, repassando as informações que sabemos e respeitando a nossa natureza. Cuidar de todos os ambientes como cuidamos da nossa própria casa, pois a Terra nada mais é do que o nosso lar. Se cada um fizer a sua parte, fica bem mais leve e fácil para todos!

Autora: Karla Caballero (@avivasolos)

Compartilhar

Outros posts

Sem categoria

1ª Escola Lixo Zero da Baixada Santista

Pioneiro na região, projeto será implantado até novembro na UME Leonor Mendes de Barros pelo Instituto Santos Lixo Zero. A educação ambiental começa na infância, com

Oferecemos Consultoria Lixo Zero em organizações interessadas em marketing e responsabilidade socioambiental.